segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Ser ou não ser vegetariano? Eis a questão!


Ser ou não ser vegetariano? Eis a questão!

Eu tinha uma amiga que é vegetariana. Ela sempre me falava sobre a injusta matança de animais, se temos tantos outros alimentos que não são de origem animal. Eu ficava sensibilizada e concordava com as idéias dela. Amava (na verdade ainda amo) os bolinhos de soja. Fazíamos lasanhas sem carne e era uma delícia! Mas nunca mudei meu lado onívoro para herbívoro.
Numa sociedade como a nossa, é muito, mas muito difícil tornar-se um verdadeiro vegetariano. Vejamos o significado de vegetariano no dicionário:

Ve-ge-ta-ri-a-no adj. e sm. Partidário da alimentação EXCLUSIVAMENTE vegetal.

Pretendo dar maior ênfase na palavra EXCLUSIVAMENTE. Porque se é exclusivamente, a alimentação não deve ter NADA, absolutamente NADA de origem animal. Os vegetarianos (pelo menos a maioria) são contra a injustiça contra animais: roupas de pele, testes em animais, do sistema capitalista baseado na extração de produtos de origem animal e mais um monte de coisa. E para mim, um verdadeiro vegetariano tem que ter essa idéia mesmo. Mas o problema é: hoje, algumas pessoas que se dizem vegetarianas, não são verdadeiras para essa filosofia. Vejamos:

- Comem chocolate. O que tem no chocolate? Leite. Leite vem de onde? Da vaca. A vaca é o que? Um animal!
- Usam caneta Bic. A Bic é uma indústria. Que faz o que? Teste em animais.
- Comem gelatina. O que tem na gelatina? Banha de boi ou vaca. (Pelo menos foi o que ouvi dizer)
- Escovam os dentes com pasta Colgate, uma das melhores do mercado. Colgate é uma indústria de produtos para higiene pessoal. Que faz... teste em animais!
- Usam roupas da Adidas, Calvin Klein, Marc Jacobs... Que são da indústria Coty, que faz o que? Teste em animais.
- Comem peixe! Tipo... Eu ACHO que peixe é um animal [modo irônico on] Só porque ele vive no mar e não faz barulho como Muuuu! E cocoricó! Não quer dizer que ele não é um animal.

Se vocês virem o tanto de indústrias que fazem testes em animais, vocês não vão acreditar. Vou citar as mais conhecidas: Gillette Co. (Braun, Duracell), Helene Curtis Industries (Finesse, Salon Selectives, Thermasilk, Unilever), Johnson & Johnson (Aveeno, Clean & Clear, Neutrogena, ROC), L’Oréal U.S.A. (Biotherm, Cacharel, Garnier, Giorgio Armani, Helena Rubinstein, Lancôme, Matrix Essentials, Maybelline, Ralph Lauren Fragrances, Redken, Soft Sheen, Vichy) (Ainda bem que eu uso o L’Oreal Paris), Oral-B (Gillette Company)... Entre várias outras!

Eu sei que é para proteção dos seres humanos, mas acho de certa forma injusta com os animais. Quando hoje eu comi uma coxinha de frango, eu fiquei pensando se a franga dona daquela coxinha tinha filhotes. Eu sei que isso pode soar estranho, mas é. Também sei que é muito mais saudável a alimentação de origem vegetal, eu até gosto. Podemos viver SIM se alimentando de produtos só de origem vegetal!Mas é totalmente difícil para uma pessoa que corre o dia todo separar uma alimentação sem nada de origem animal. Também sei que a gordura trans (uma das piores inimigas do nosso organismo) É de origem animal.
Admiro as pessoas que conseguiram fazer do vegetarianismo uma filosofia de vida. Até porque não se alimentando de produtos de origem animal, combate-se o aquecimento global, já que florestas são derrubadas para fazendas. Mas não suporto alguns vegetarianos no orkut. Simplesmente esculhambam com as pessoas que não são. Porra, que bom que vocês conseguiram, mas tem pessoas que não conseguem! Acham-se os heróis de tudo e as cabeças de tudo. Também não gosto quando colocam fotos de animais abatidos. Não adianta colocar isso! Só há uma foto que eu gostei e me sensibilizei (Esta que está aí em cima).

Acho que as pessoas que colocam aquele vêzinho verdinho na foto do orkut deveriam pensar duas vezes antes de colocá-lo.

Apesar de ler sobre, ter amigos ‘vegan’, eu ainda não me converti para essa filosofia. Sempre que posso, evito comer carne. Sou contra o uso de casacos de pele. Mas não consigo deixar de comer pão integral, o bolo de chocolate da mamãe, iogurte Parmalat, leite com Nescau, gelatina, parar de escovar os dentes com colgate, parar de usar pilhas para o MP3, parar de admirar as roupas de Marc Jacobs ...
Nightingale
Foto: Em algum orkut de algum vegetariano.
P.S. Parabéns a umas das minhas cantoras favoritas. Ela canta muito bem, e tenho torcido muito para ela deixar a erva e o pó. Parabéns por ela ter ganho um prêmio que muitos achavam que ia apenas para o americanos, mas todos nós sabemos que ela era bem melhor que todos eles juntos. Ladies and gentlemen, miss Amy Winehouse! Vencedora de 5 dos 6 Grammys em que ela foi indicada.
Record of the year: Rehab - Amy Winehouse
Song of the year: Rehab - Amy Winehouse
Best new artist: Amy Winehouse
Best Female Pop Vocal Performance: Amy Winehouse
Best Pop Vocal Album: Back to black - Amy Winehouse
Só perdeu o para o álbum do ano. Perdeu para Herbie Hancock, com o álbum River: The Joni Letters. Eu só perdoo porque tem Norah Jones, Joni Mitchell, Corinne Bailey... Porque se não... Tinha sido enrolada.
E ainda o produtor das músicas Rehab, Back to black e You know I'm no good, também ganhou o Grammy!

Marcadores:

5 Comentários:

Blogger Richard Aléxis disse...

Nossa, realmente não me vejo comendo só vegetais! Tenho uma visão diferente sobre o assunto. Não entendo bem porque não comer nada animal só vegetais, afinal todos são seres vivos.. Concordo com a filosofia de não maltratar os animais, mas no fundo somos todos feitos de carbono e não vejo motivos pra parar de comer carnes, leite e derivados. Afinal biologicamente somos feitos para sermos onívoros

Parabéns pelos posts, achei que estão muito bem escritos!

3:40 PM  
Blogger Unknown disse...

Fiiia, eu bem conheço essa sua amiga!
xD~
Eu acho tão complicada essa história de comer ou não comer as vaquinhas...
hunf
mas eu tbm acho que se for pra ser vegetariano, que seja de verdade!
radical e total...
EIIIIIIIIII, fia...o tuku agora é colunista lá do meu blog...todas as quartas ele vai postar....olha lá o post dele...comenta pra dar uma força, tá???

=***************
valeu amor!
te amo
bisous

4:46 PM  
Blogger Darshany L. disse...

1)Ai meu DEEEEUS, nunca mais como gelatina oO

2)A foto é muito interessante. Criativa.

3)Mas eu acho que se a Amy largar o pó e a cachaça e tudo o mais, ela não vai ser a boa Amy. Não que eu faça apologia às drogas e ao álcool. Mas é que alguns artistas são bons assim. Em compensação, alguns não o são.
Ah, sei lá.

;*

12:52 PM  
Blogger o Cronista disse...

seja vegetariano!
rsrsrssrsrsr
adorei a amy no grammy tb!
valeu os premios, não digo do que perdeu, pq não ouvi os outros cds!
mas tá bom!
ela tava ate aparentemente sóbria!

11:27 AM  
Anonymous Maíra R. disse...

Primeiro lugar,como ovolactovegetariana(não,eu não como peixe ¬¬)acho que você deveria um ponto de vista mais concreto.Sobre as gelatinas(elas não são feitas de gordura e sim,de cartilagem).
E como o seu tópico é sobre vegetarianos,você não poderia citar as indústrias que testam seus produtos em animais(lógico isso é errado),ou o consumo de derivados do leite.Mas quem não utiliza esses produtos são os Vegans.Então falto mais informações.
Sou vegetariana a 3 anos,e não é díficil ter uma alimentação variada e benéfica sem o consumo de carne.Basta querer.

6:03 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial