quinta-feira, abril 05, 2007

Pipoca...

Foto: Meu companheiro Deviantart by ~Momoow
Hoje essa pergunta veio a minha cabeça... Por que as pipocas estouram? Na verdade seria, por que o grão de milho estoura, porque o grão de milho já estourado é que se torna pipoca. Certo? Então...
Por que as pipocas estouram?
A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.
2. O endosperma é um excelente condutor de calor.
3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.
Daí veio essa velha música a minha cabeça...
Pipoca
Xuxa
Composição: Indisponível
Mamãe diz que pipoca é besteira
Que não fede nem cheira
Que é um monte de nada
Vai ver que ela tá meio boboca
Eu sou movida a pipoca
A base de tonelada
Diz que é pra eu devorar o almoço
Que pipoca eu não posso
Pipoca eu como até o caroço
Sem a tal tenho um troço
(Refrão)
Pipoca... aaaaaah!
Cheiro de pipoca tá rolando no ar
Pipoca... uoooba!
Comendo o dia inteiro esparramando no sofá
Eu sei que é importante comer,
Pra eu me desenvolver
Ficar mais forte que um touro
Mas importante mesmo é pipoca
E a mamãe não se toca
Que isso é um estouro
Eu gosto quando vou ao cinema
Adoro quando namoro
Mamãe se vira numa pipoca
Por que se não eu choro
Me dá que eu nunca mais choro
Ai mamãe

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial